Barack Obama quer enviar norte-amerianos a Marte Estados Unidos cancelam regresso à Lua


A Casa Branca publicou ontem no seu site de Internet as grandes linhas da nova visão espacial mais ambiciosa que o presidente Barack Obama vai apresentar amanhã e cujo objectivo final é enviar norte-americanos a Marte.

O presidente responde assim às críticas do Congresso e mesmo da NASA, suscitadas pelo anúncio surpresa de Fevereiro em que comunicou a sua decisão de anular o programa Constelação, de regresso dos norte-americanos à Lua até 2020, para além de voos habitados a Marte, sem oferecer uma alternativa clara.

Obama vai visitar o Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, Florida, para apresentar a sua nova visão da exploração espacial habitada.

Segundo a ficha de três páginas publicada no site da presidência, Obama vai propor consagrar mais seis mil milhões de dólares ao orçamento da NASA num prazo de cinco anos para financiar esta“vasta estratégia de voos espaciais habitados” e criar 2 500 novos empregos na Florida até 2012.

O fim do programa dos vaivéns em 2010 vai provocar nove mil despedimentos no Centro Espacial Kennedy, ou seja quase 60 por cento dos efectivos actuais.

Obama vai também reestruturar o programa Constelação para que a NASA possa desenvolver uma nova cápsula Orion, mais pequena do que a inicialmente prevista.

Será lançada por foguetões comerciais para a Estação Espacial Internacional, onde será ancorada para servir de veículo de socorro no caso de urgência.

“O presidente vai detalhar os objectivos e estratégias desta nova visão para a NASA, incluindo destinos no espaço que correspondentes às capacidades (tecnológicas) crescentes até podemos atingir Marte”, precisou a Casa Branca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s