Assinado novo tratado para reduzir arsenais nucleares


Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e russo, Dmitri Medvedev, assinaram hoje em Praga um novo tratado STRAT que prevê uma redução considerável dos arsenais nucleares dos dois países (actualizada)

Numa cerimónia na Sala Espanhola do Castelo de Praga, os dois dirigentes assinaram o documento, resultado de negociações bilaterais cerradas, realizadas em Genebra durante longos meses.

Washington e Moscovo comprometem-se a reduzir o número das ogivas nucleares para 1550 cada um, o que representa uma diminuição de 74 por cento em relação ao limite do tratado START (Tratado de Redução de Armas Estratégicas), assinado em 1991 e que expirou no final de 2009.

Na ocasião, Barack Obama congratulou-se com este acontecimento «histórico».

Após ter assinado o texto, juntamente com o presidente russo, Dmitri Medvedev, em Praga, Obama afirmou que este acordo vai «tornar os Estados Unidos e o mundo mais seguros».

Considerou ainda que a assinatura do novo tratado mostra que o seu país e a Rússia acabaram com a«deriva» das suas relações. Bem, parece que iremos ter mais um dia histórico, para a humanidade que assim seja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s