All Star: Portuguesa escolhida para ilustrar ténis


No início do próximo Outono será posto à venda em lojas de todo o mundo um par de ténis centenário e solidário ilustrado por uma portuguesa.

A ilustradora Ana Ventura, de 36 anos, faz parte de um grupo de cem artistas convidados pela norte-americana Converse para «pintar» uns All Star no âmbito do centenário da marca e do modelo de ténis, que são um ícone de moda.

«De vez em quando belisco-me e pergunto: será que é mesmo verdade? Na altura em que me contactaram pensei: com tantos designers gráficos portugueses bons na nossa praça porque é que me escolheram a mim?», partilhou Ana Ventura com a agência Lusa.

O convite surgiu há cerca de um ano, com a ajuda de uma amiga sueca, que também participou no projecto. «Ela sugeriu o meu nome, depois disso os responsáveis da Converse visitaram o meu site e posteriormente contactaram-me por e-mail», contou. Ana Ventura aceitou «de imediato» o convite e lançou mãos à obra.

(continuação)

A Converse enviou a cada convidado uma caixa de ténis que continha um sapato original (em branco), canetas, lápis e um livro com o protótipo do modelo, para que os artistas testassem várias soluções do projecto, ou seja, várias ilustrações. «Criei duas propostas, de que eles gostaram bastante e fiquei à espera que me dissessem se o sapato seria ou não manufacturado», disse.

Os artistas tiveram liberdade criativa para fazerem nos ténis o que quisessem, tendo em conta os 100 anos da marca e o projecto «Product –(Red)», criado por Bono (vocalista dos U2 e activista) e Bobby Shriver com o objectivo de levar o sector privado a participar na consciencialização e na angariação de fundos para o Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária.

(continuação)

«Spread the news» («Espalhem a notícia») é o nome do sapato ilustrado por Ana Ventura, que tem como ideia base a «ajuda intercontinental entre as pessoas» e a certeza de que «quando a palavra corre as coisas acontecem».

«Cada lado do sapato representa um continente. O americano e o africano. Em cada um deles está um grupo de figuras a tentar comunicar e a pedir ajuda. As ilhoses dos sapatos funcionam como os ouvidos e as bocas dessas pessoas, e a comunicação entre elas é feita através do atacador», descreveu a ilustradora.

Parte da venda dos sapatos, que fazem parte da colecção para o Outono/Inverno 08/09 da marca norte-americana e foram produzidos com lona africana, revertem a favor do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária.

«No contrato vinha indicado que se o sapato fosse manufacturado, seriam doados mil euros em meu nome para o Fundo, mais dez por cento da venda de cada par de ténis», contou Ana Ventura, que está «desejosa» de ver os ténis que ilustrou nos pés de desconhecidos.

«Seria engraçado encontrar alguém na rua que eu não conhecesse, que tivesse gostado do sapato e o tivesse comprado», confessou Ana, que está mais habituada a fazer «trabalho de papelaria».

Fitas-cola ilustradas, postais, serigrafias, marcadores de livros e «papelsonagens» (personagens feitas com pedaços de papeis variados e que servem de objecto decorativo) com a assinatura de Ana Ventura estão disponíveis em várias lojas e on-line, no site http://www.anaventura.com.

Advertisements

57 comentários a “All Star: Portuguesa escolhida para ilustrar ténis”

  1. lindoooo ; perfeitos
    tenhum coleo de all star
    comecei agora
    mais ja tenho 14 pares de all star
    AMEI esse
    so queria saber oonde encontrar *_______________*

  2. Ouun, Ameii o all star! eu quero um desse.. se puder manda um pra mim de Present.. meu nº é 35.. Adoo0o0oruu all star.. tenhuuu um monte.. maisê eu queruu um desse. ❤

  3. Tenho 30 anos mas desde a minha infancia os meus pais sempre comprovam-me sapatilha ALL STAR, agora como já sou maior passei a gostar da marca, até agora as minhas sapatilhas preferido é ALL STAR.

    BENVINDO

  4. Amei, show! Um dos all stars mais lindos que já vi, me apaixonei, quero um desses gente kkk mas ta me lembrando do corinthians esse bonequinho, mas msm assim show!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s