MIT: Estudantes criam projecto YouTomb


Um grupo de estudantes do MIT, dos EUA, criou o YouTomb, que regista todos os ficheiros que desaparecem do YouTube, nomeadamente aqueles que foram apagados por violar direitos de autor.

O projecto foi iniciado quando o site de partilha de vídeos anunciou que utilizaria um algoritmo para detectar, de forma automática, que imagens é que transgrediam os direitos de autor, sem dar pormenores acerca do funcionamento do sistema.

Assim, o YouTomb pretende averiguar, através do registo de dados como quem solicitou a supressão do ficheiro e a descrição do número de visitas, o funcionamento do sistema oficial e registas os possíveis erros, como a retirada de vídeos de uso legítimo.

A página não contém quaisquer vídeos, apenas os dados dos ficheiros desaparecidos do YouTube. Actualmente, tem rastreado mais de 225 mil gravações e identificou mais de 18 mil arquivos apagados, destes 4.500 por violações de autor e quase 14 mil por outros motivos, como a simples decisão do proprietário de o retirar do ar.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s