ADN comprova parentesco de T.rex com galinhas


Pois é meus caros, moléculas comprovaram que o temido Tyrannosaurus rex não passa de uma galinha crescida. A conclusão resulta da primeira árvore genealógica evolutiva feita com a ajuda de proteínas de milhões de anos de idade, obtidas directamente de um osso fossilizado de tiranossauro. 🙂

O estudo foi publicado na edição desta semana da revista especializada norte-americana Science.

«Queremos alargar essa árvore com base em mais análises a fósseis, como dinossauros e não-dinossauros extintos, aves e répteis modernos. Isso deve ajudar-nos a ter uma ideia mais clara de como se agrupam», declarou o investigador norte-americano John M. Asara, da Escola Médica de Harvard.

No estudo, Asara e equipa obtiveram a sequência parcial do colágeno de T. rex e também da versão análoga da proteína do mastodonte norte-americano (Mammut americanum), um primo dos elefantes que se extinguiu há uns 10 mil anos.

Os componentes das proteínas dos animais extintos foram comparados com as versões de uma grande gama de animais actuais, de peixes a humanos.

O resultado era o esperado. Os mamutes foram agrupados juntamente com os elefantes de hoje e o T. rex encontrou o seu lugar juntamente com as galinhas e avestruzes modernas.

«Como só usamos sequências de duas espécies de aves, não conseguimos saber se os tiranossauros estão mais próximos das galinhas ou das avestruzes», explica Asara.
Para quem curte a vida animal, aki fika um link que tem muita coisa em conta sobre avida animal:-)

www.vidanimal.org/forum/showthread.php?t=619

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s